O Arduino

Conheça os detalhes de mais uma placa, o Arduino Motor Shield R3

Alessandro Silva 12 de julho de 2013 Arduino, Teorias Nenhum Comentário
Conheça os detalhes de mais uma placa, o Arduino Motor Shield R3


Visão geral

O Arduino Motor shield R3 é baseado na L298 ( datasheet ), que é um driver de ponte completa duplo projetado para conduzir cargas indutivas como relés, solenóides, motores DC e passo. Ele permite que você dirige dois motores DC com sua placa Arduino, controlando a velocidade ea direção de cada um de forma independente. Você também pode medir a absorção de corrente do motor de cada motor, entre outras características. O shield é TINKERKIT compatível, o que significa que você pode criar rapidamente projetos ligando TINKERKIT módulos para o conselho.

PCB

MotorShield_R3_Frente MotorShield_R3_Verso

Resumo

Tensão de funcionamento5V a 12V
Controlador do motorL298P , Drives 2 motores DC ou um motor de passo
Max atual2A por canal ou 4A max (com fonte de alimentação externa)
Sensor de corrente1.65V / D
Livre parar de correr e função de freio

Esquema & Reference Design

Arquivos Eagle: arduino_MotorShield_Rev3-reference-design.zip

 Esquema: arduino_MotorShield_Rev3-schematic.pdf

Alimentação

O Arduino Motor protetor deve ser alimentado apenas por uma fonte de alimentação externa. Como o IC 298, montado sobre a blindagem tem duas conexões de alimentação separadas, uma para a lógica e uma para o condutor de alimentação do motor. A corrente do motor necessários muitas vezes excede o máximo USB classificação atual.

 (Não-USB) de energia externa pode vir com um adaptador AC-para-DC (parede verruga) ou bateria. O adaptador pode ser ligado, ligando a ficha de centro-positivo em 2,1 milímetros jack de alimentação da placa do Arduino em que o shield do motor é montado ou ligando os fios que levam o fornecimento de energia para o Vin e terminais de parafuso GND, tendo o cuidado de respeitar a polaridades.

 Para evitar possíveis danos à placa Arduino em que o shield é montado, que recomendo usar uma fonte de alimentação externa que fornece uma tensão entre 7 e 12V. Se seu motor exigir mais do que 9V recomendamos que você separar as linhas do shield e da placa Arduino em que o shieldé montado de energia. Isto é possível através da redução do “Vin Conectar” ponte colocado no lado de trás da blindagem. O limite absoluto para o Vin nos terminais de parafuso é 18V.

Os pinos de energia são os seguintes:

  •  Vin em bloco de terminal de parafuso, é a tensão de entrada para o motor ligado ao shield. Uma fonte de alimentação externa ligada a este pino também fornecem energia para a placa Arduino em que está montado. Ao cortar o “Vin Conectar” Jumper você faz isso uma linha de alimentação dedicada para o motor. 
  • GND terra no bloco terminal de parafuso.

O shield pode fornecer dois amperes por canal, para um total de 4 amperes máximo.

Entrada e Saída

Este shieldtem dois canais separados, denominados A e B, que 4 de cada utilização os pinos Arduino para conduzir ou detectar o motor. No total, há 8 pinos em uso neste shield. Você pode usar cada canal separadamente para conduzir dois motores DC ou combiná-los para conduzir um motor de passo bipolar. 

Dos pinos do shield, dividido pelo canal são mostradas na tabela abaixo:

Funçãopinos por Ch. Apinos por Ch. B
DireçãoD12D13
PWMD3D11
FreioD9D8
Sensing atuaisA0A1

Se você não precisar do freio eo sensor de corrente e você também precisa de mais pinos para o seu aplicativo, você pode desabilitar esta características cortando os respectivos jumpers na parte de trás do shield.

As tomadas adicionais sobre o shieldsão descritos a seguir: 

  • Parafuso do terminal para ligar os motores e sua fonte de alimentação. 
  • 2 TINKERKIT conectores para duas entradas analógicas (em branco), ligado à A2 e A3. 
  • 2 TINKERKIT conectores para duas saídas Aanlog (em laranja no meio), conectado a saídas PWM nos pinos D5 e D6. 
  • 2 TINKERKIT conectores para a interface TWI (a branco, com quatro pinos), uma para a entrada e a outra para saída.

Conexões dos Motores

Escovado motor DC . Você pode dirigir dois motores DC escovado, ligando os dois fios de cada uma das (+) e (-) parafusos terminais para cada canal A e B. Desta forma, você pode controlar sua direção, ajuste de alta ou baixa, o DIR ADIR B pinos, você pode controlar a velocidade, variando o PWM A e B PWM valores de ciclo de trabalho. O Freio A eB freio pinos, se definir HIGH, efetivamente frear os motores DC, em vez de deixá-los ir mais devagar, reduzindo o poder.Você pode medir a corrente que passa através do motor de corrente contínua através da leitura dos SNS0 e SNS1 pinos.Em cada um dos canais será uma tensão proporcional à corrente medida, que pode ser lido como uma entrada normal análogo, através da função analogRead () na entrada analógica A0 e A1. Para sua conveniência, que é calibrado para ser 3.3V quando o canal está entregando a sua corrente máxima possível, que é 2A.

Características Físicas

O comprimento máximo ea largura do Motor shield PCB são de 2,7 e 2,1 polegadas, respectivamente. Quatro furos permitem que a placa deve ser ligado a uma superfície ou caso. Note-se que a distância entre os pinos 7 e 8 digitais é de 160 mil (0,16 “), e não um múltiplo do espaçamento de 100 mil os outros pinos.

Fonte: arduino.cc

Você pode encontrar mais sobre outros shields clicando aqui.

E aí pessoal! Gostaram do conteúdo do site, então curte aí no facebook e no Twitter. Sugestões e críticas para melhoria do site são bem-vindas. Agradeço pela visita e continuem nos acompanhando!


Like this Article? Share it!

Sobre o Autor

Deixar um comentário